Cursos para professores com inscrições abertas – edição maio 2024
Confira seleção de cursos para professores sobre projetos de vida, metodologias ativas, inclusão e outros temas
A educação está em constante evolução, com novas metodologias, tecnologias e abordagens sendo desenvolvidas. Para que professores consigam encontrar propósito e levem essas novidades para suas aulas de forma integrada ao currículo, oportunidades de formação são mais que bem-vindas.
Na lista abaixo, o Porvir separou cursos e editais para que professores ingressem em redes de educadores que aplicam novas metodologias e abordagens de ensino e aprendizagem em suas escolas.
Educação midiática e cidadania digital
O MEC (Ministério da Educação) e a Secretaria de Comunicação Social lançaram três novos cursos gratuitos, voltados para professores, sobre educação midiática e cidadania digital. São eles: “Educação midiática para adolescentes e jovens – Cidadão Digital”; “Fake Dói: verificação de conteúdo na internet com técnicas abertas”; e “Atividades complementares de educação midiática”. As inscrições estão abertas até 7 de junho.
Igualdade racial nas escolas
O curso disponível na Plataforma AVAMEC com 180 horas de duração busca formar professores para combater o racismo na sala de aula. Participantes terão acesso a um conteúdo baseado em conhecimentos africanos e da diáspora, com uma perspectiva antirracista e pós-colonial.
O curso é dividido em quatro módulos: o primeiro explora as bases teóricas e legislação das relações étnico-raciais, destacando a importância de uma educação multidisciplinar sobre a História e Cultura Africana. O segundo módulo oferece uma visão geral da história e cultura africanas, desde os antigos impérios até a contemporaneidade. O terceiro módulo foca na resistência negra e políticas antirracistas no Brasil, explorando ativismo negro e ações afirmativas. Por fim, o quarto módulo reflete sobre identidade nacional, migração e cultura, analisando a influência das línguas africanas nas tradições brasileiras e a relação entre território e identidade.
Ensino de arte na educação infantil
O curso do Sesc Digital propõe pensar sobre como as crianças se relacionam com as imagens, refletindo sobre as formas de fruição e expressão dos pequenos. Elaborado e coordenado por Ana Mae Barbosa e Sidiney Peterson Lima, juntamente com uma equipe de arte-educadores, o curso tem como eixo norteador a Abordagem Triangular, proposta de ensino de arte para crianças sistematizada pela pesquisadora há 30 anos. Ana Mae é pioneira na área de arte-educação, discípula de Paulo Freire e uma das principais referências no Brasil no ensino de artes nas escolas. Sua abordagem é composta, sem qualquer tipo de hierarquia, pelas seguintes ações: a leitura de imagens, a contextualização das obras e o fazer artístico, cada uma delas dialogando intimamente com as outras duas.
Formação em matemática
O Instituto Sidarta, em Cotia (SP), oferece o primeiro curso presencial imersivo do Programa Mentalidades Matemáticas no Brasil, em cinco encontros, de fevereiro a junho, destinado a professores das redes pública e privada. A abordagem, baseada em neurociência e desenvolvida por Jo Boaler da Universidade de Stanford (Estados Unidos), promove o ensino de matemática em um ambiente colaborativo, utilizando estratégias visuais para combater o estigma de que a matemática é apenas para gênios.
O programa inclui 40 horas de atividades e reflexões para promover um ensino de matemática significativo. Além do curso, os participantes terão acesso a recursos didáticos, certificado e acesso a uma comunidade no WhatsApp para troca de experiências.
Inscrições neste link para lista de espera
Narrativas de quadrinhos
Neste curso do Sesc Digital, o desenhista e quadrinista Rafael Coutinho convida os alunos para uma viagem por todas as etapas da construção de uma história em quadrinhos, para além de regras e macetes tradicionais. O objetivo é apresentar alguns dos conceitos básicos dessa arte, materiais possíveis, possibilidades de linguagem, opções formais e poéticas e as principais técnicas, com demonstrações práticas do roteiro à arte-final. Rafael Coutinho compartilha suas experiências e seu processo criativo, instigando o aluno a experimentar formas mais inventivas.
Percurso nas artes para professores: a fotografia na sala de aula
Este curso gratuito da Escola do Itaú Cultural busca capacitar professores para a utilização da fotografia como apoio em sala de aula, propondo possibilidades de aplicação dessa arte de diferentes formas e relacionando-a com matérias do currículo escolar. Os alunos terão contato com diferentes campos da fotografia, além da oportunidade de desenvolver um olhar crítico, criador e atento. Em modelo autoformativo e com carga horária de dez horas, a formação é ministrada por João Kulcsár – professor de fotografia e curador, com mestrado em artes pela Universidade de Kent, na Inglaterra.
Educação Profissional e Tecnológica e o ensino médio
Voltado para professores, gestores e técnicos de secretarias de educação, o curso gratuito da Plataforma Polo reflete sobre as dimensões de currículo e da aprendizagem baseada no desenvolvimento de competências e habilidades, considerando seus impactos sobre os currículos dos cursos técnicos. O curso aborda o trajeto que nos trouxe ao Ensino Médio que temos hoje e as leis que o embasam, além de ampliar os conceitos de juventude e o impacto das Diretrizes Curriculares da Educação Profissional e Tecnológica nos currículos da formação profissional em sua perspectiva emancipatória.
Práticas reflexivas de educação socioemocional
A proposta deste curso oferecido pela Plataforma Escolas Conectadas é identificar oportunidades no cotidiano da sala de aula para o desenvolvimento das competências sociais e emocionais, reconhecendo atitudes e valores que as sustentam, analisar abordagens que viabilizem esse trabalho, compartilhar estratégias e recomendações para avaliá-las.
Este conteúdo foi atualizado.
Fonte: Portal Porvir - Redação