Justiça bloqueia rede social com apologia à violência
Plataforma foi denunciada em relatório e permitia ameaças a escolas e outras violências
Nesta terça-feira (25), o Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagrou operação contra nova rede social que permitia apologia à violência, incluindo ameaças às escolas.
A operação foi realizada por agentes da Polícia Civil da Paraíba e da PF, integrantes do MP/PA e do Laboratório de Operações Cibernéticas do MP.
A rede social foi bloqueada pela Operação. Serão investigados, pelos órgãos competentes, os crimes de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime ou criminoso, associação criminosa e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública.
"A referida plataforma estava sendo usada para a prática de crimes e informava explicitamente que não cumpria decisão judicial, resultando na ausência de controle ou fiscalização de conteúdo com características nocivas, que fomentem a prática de atos criminosos." - Ministério da Justiça e Segurança Pública
Como denuncio
Se você tiver uma denúncia de conteúdos violentos, pode fazê-la pelo canal criado pelo Ministério da Justiça. Basta apenas preencher ao menos um dos campos apresentados: “Página da internet” ou “Comentário”. Depois, clique em “Denunciar”.
Vale lembrar, porém, que o denunciante precisa fornecer o máximo de informações possíveis para a correta investigação.
6 dicas para manter as crianças seguras no mundo online
Com a variedade de dispositivos digitais disponíveis na casa de boa parte dos brasileiros, é comum que as crianças tenham acesso à web com ou sem a supervisão de adultos. Contudo, a internet oferece diversos riscos a elas, como o possível contato com pessoas mal-intencionadas, bullying em ambiente virtual, sites perigosos e criminosos em busca de vítimas fáceis para aplicar golpes.
Os pequenos não sabem como funcionam os meios digitais e precisam de orientação e controle para navegar no universo online com segurança. Nesse sentido, listo aqui seis dicas para os pais.
Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.
Fonte: Portal Olhar Digital - Rodrigo Mozelli | Com informações de UOL