Mais de 600 cursos no Brasil avaliados em 2021 têm qualidade insatisfatória, diz MEC
Fatia é equivalente a 8% do total de graduações analisadas. No outro extremo, 221 cursos (5,2%) tiraram a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação.
O Ministério da Educação (MEC) informou, nesta terça-feira (28), que 605 cursos de graduação do país avaliados em 2021 têm qualidade considerada insatisfatória — o equivalente a 8% do total analisado.
Entre essas graduações estão os cursos de licenciatura, como matemática, história, letras e química — que formarão os futuros professores de escolas públicas e privadas.
No total, foram avaliados 7.512 cursos: sendo 4.750 de licenciatura, 2.020 de bacharelado e 742 tecnológicos.
As notas variam de 1 a 5, sendo:
- 1 e 2: insatisfatórios, sujeitos a medidas de regulação e supervisão do MEC;
- 3: regulares;
- 4 e 5: satisfatórios.
Curso por faixa do CPC 2021
Faixa | Educação a distância | % dos cursos a distância | Educação presencial | % dos cursos presenciais |
1 | 2 | 0,2% | 24 | 0,4% |
2 | 75 | 8,1% | 504 | 7,6% |
3 | 582 | 63% | 3.047 | 46,2% |
4 | 246 | 26,6% | 2.811 | 42,7% |
5 | 19 | 2,1% | 202 | 3,1% |
Fonte: Inep/MEC
Para chegar a essas conclusões, a pasta levou em conta o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), explicados mais abaixo.
Licenciaturas
Os cursos de licenciatura, fundamentais para a garantia de uma educação de qualidade no país, são alvo de especial preocupação do MEC.
Em 2021, foram avaliados 17 cursos de formação de professores. Em todos eles, o desempenho dos estudantes ficou abaixo de 50, numa escala de 0 a 100. O curso de licenciatura em ciência da computação foi o que teve a média nacional da nota geral mais baixa: 30,6.
Desempenho dos estudantes de licenciatura no Enade 2021
Área de avaliação | Média Nacional da Nota Geral |
Artes visuais | 45 |
Ciências biológicas | 42,9 |
Ciências sociais | 45,3 |
Ciências da computação | 30,6 |
Educação física | 35,6 |
Filosofia | 39 |
Geografia | 40,9 |
História | 42,6 |
Matemática | 39,3 |
Música | 42,3 |
Letras - inglês | 42,2 |
Letras - português | 42,6 |
Letras - português e espanhol | 40,5 |
Letras - português e inglês | 40,9 |
Química | 38,3 |
Pedagogia | 36,3 |
Fonte: Inep/MEC
No questionário que os estudantes responderam na avaliação, 63% disseram que pretendiam exercer o magistério como ocupação principal após o término do curso.
Outros 14% também queriam trabalhar como professores, mas informaram que esse não seria seu emprego principal. No entanto, 18% ainda não tinham se decidido e, para 5%, a intenção era trabalhar com outra coisa.
No evento para a apresentação dos dados, o ministro da Educação, Camilo Santana, assinou uma portaria criando um grupo de trabalho com o objetivo de pensar em melhorias para os cursos de licenciatura a fim de torná-los mais atrativos. O grupo terá duração de 60 dias para elaborar um estudo.
"Os números apontam que o resultado da nota de desempenho do Enade é baixo. E acendem um alerta importante, tanto nos cursos de instituições privadas [quanto de instituições] públicas, de ver o aumento de formações em cursos à distância, com cursos de Pedagogia com nota de apenas 36,3 de 100 pontos." — Camilo Santana, ministro da Educação
O ministro ressaltou a necessidade de se pensar na formação docente. "Se queremos melhorar significativamente a qualidade da educação básica desse país, precisamos fortemente olhar para a qualidade da formação inicial dos nossos professores", disse.
Entenda como é feita a avaliação
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia as graduações (biologia em determinada faculdade, por exemplo) e considera:
- o desempenho dos alunos no Enade 2021 (prova feita no início e no fim da graduação);
- a formação dos professores (se são mestres e doutores, por exemplo, e se trabalham em regime de dedicação exclusiva)
- e a percepção dos estudantes sobre o próprio curso.
Já o Índice Geral de Cursos (IGC) é mais amplo e mensura a qualidade da instituição de ensino como um todo. Entram na conta:
- o CPC (explicado acima) dos últimos três anos e
- as avaliações de mestrado e doutorado.
Por que esses índices são importantes?
- Eles servem para o MEC fiscalizar a qualidade dos cursos e ter dados para formular programas nacionais de educação.
Fonte: Portal G1 - Paloma Rodrigues, Luiza Tenente e Emily Santos, TV Globo e g1