Quando devo me preocupar com a aposentadoria?
Como muitas coisas na vida mudam, a necessidade de se preparar para a vida após a carreira profissional também mudou.
Até pouco tempo atrás falar em se preparar para a aposentadoria era um assunto raro. Poucos tinham consciência da necessidade deste tipo de preocupação. O que muitos pensavam era que não havia necessidade em se atentar neste tipo de assunto se existe a contribuição para a Previdência Social ou fundos dos servidores públicos.
Como muitas coisas na vida mudam, a necessidade de se preparar para a vida após a carreira profissional também mudou. Só depender deles não é mais suficiente.
Em um primeiro momento, quando o profissional está no início da vida profissional a aposentadoria pode parecer distante, quase inatingível. Afinal, o colaborador pensa que é novo demais para ficar pensando em algo que poderá ocorrer daqui a trinta anos ou mais. Mas, de um jeito ou de outro, guardando dinheiro ou não, o tempo passa, e, fica difícil escapar de perguntas do tipo:
Por quanto tempo ainda serei obrigado a trabalhar para ter direito a receber minha aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ?
Com o dinheiro que vou receber da previdência pública (INSS), serei capaz de manter o atual padrão de vida de minha família? Ou será que já não é tarde demais?
Ocorre, infelizmente, que a maioria das pessoas chegará à conclusão de que apenas os benefícios da previdência social não serão capazes de proporcionar um estilo de vida digno e confortável para suas famílias. E é muito comum não gostarem de falar nesse assunto, deixarem para depois, ou não se verem como mais velhos, conforme muitos psicólogos explicam, estes são motivos para termos dificuldades de pensar e agir olhando para o futuro.
“Desde que começamos nossa jornada produtiva, já deveríamos ter a preocupação e o planejamento para construir os meios financeiros (investimentos ou patrimônio) que consigam cobrir os gastos futuros que teremos no período de aposentadoria”, explica o especialista em finanças pessoais, João Victorino.
O melhor momento para começar é o mais cedo possível. Mas se o contribuinte ainda não se preparou para isso, precisará pensar em construir uma fonte de renda alternativa (complementar) à previdência pública.
A fim de receber mais renda durante a aposentadoria, será preciso guardar mais dinheiro durante a fase de acumulação. A fase de acumulação é o período em que temos melhores condições de trabalhar e, por isso, somos capazes de guardar parte dos rendimentos para o futuro. Durante este período, o fator tempo também faz um papel muito importante.
Quanto mais tempo o contribuinte puder juntar dinheiro, maior será o efeito dos juros sobre este capital acumulado. Além disso, seguindo o mesmo raciocínio, quanto mais cedo começar, mais suaves poderão ser os valores aportados periodicamente (em base mensal, trimestral, anual, etc) no orçamento.
Fonte: Portal Contábeis - Seven PR/NR-7 Comunicação