Resultados do Enade 2021 são adiados para 9 de setembro
Divulgação estava inicialmente prevista para 31 de agosto. Prova avalia qualidade dos cursos de ensino superior.
Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 serão divulgados a partir de 9 de setembro. A data inicial prevista em edital era 31 de agosto.
O motivo do adiamento não foi informado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Cada candidato pode acessar, com login e senha, sua nota individual. Já os resultados relativos às instituições de ensino ficarão disponíveis de forma pública no site do Inep, no Sistema e-MEC e no Diário Oficial da União (DOU).
O que é o Enade?
O Enade é um exame utilizado para avaliar a qualidade do ensino superior, por meio do rendimento dos candidatos ingressantes e concluintes de cada graduação.
Os resultados da prova - tanto na parte de formação geral quanto nas perguntas específicas da área de formação - são usados para formular o chamado "Conceito Enade": índice de 1 a 5 atribuído a cada curso.
Quais cursos foram avaliados em 2021?
O Enade avalia grupos diferentes de cursos a cada ano. Em 14 de novembro de 2021, fizeram a prova os alunos de 30 áreas de conhecimento:
- bacharelado: ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design, educação física, filosofia, geografia, história, química e sistemas de informação;
- licenciatura: artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, letras – inglês, matemática, música, pedagogia e química;
- tecnologia: análise e desenvolvimento de sistemas, gestão da tecnologia da informação e redes de computador.
Como é a prova?
A prova tem duração de quatro horas e é composta por:
10 questões de formação geral, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha;
30 questões de componente específico, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.
Há ainda o questionário do estudante, para levantar informações que permitam verificar a percepção dos estudantes em relação à prova.
Fonte: Portal G1